Artigos
Orar é Perseverar PDF  | Imprimir |  E-mail

alt


Orar é Perseverar

Orar significa perseverar. A perseverança é uma qualidade da oração. A perseverança não está ligada às emoções, mas à fé. Quem crê, persevera. Quem persevera, na perspectiva bíblica, é porque crê. Quando Paulo ensina aos irmãos em Tessalônica: "Orai sem cessar", ele está ensinando perseverança, a esperar com paciência. Se fizermos uma comparação entre Moisés, líder do povo hebreu, e os seus liderados que reclamavam das cebolas, carnes e da vida no Egito, descobriremos que, basicamente, foi uma questão de fé nas promessas de Deus. Se nutrimos fé nas promessas de Deus ou no Deus das promessas, certamente perseveraremos. Aprendamos com o rei Davi a esperar com paciência pelo Senhor, de acordo com Salmo 40.1.

Permanecer na fé em um ambiente desértico, sofrível, é o nosso grande desafio. Jesus nos ensinou que devemos “Permanecer nEle”. Ele vai além: “Sem mim nada podeis fazer" (Jo 15.1-11). Há uma dependência nossa em relação a Cristo Jesus. Depender dEle é uma questão de fé, confiança e perseverança. Seja qual for o nosso problema, lembremos que permanecer no Senhor é o segredo da vitória.

Em I João, lemos: "Pois todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (I Jo 5.4-5). “Nós somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou” (Rm 8.37). Sabemos que a nossa luta não é carnal, mas espiritual. É contra as hostes espirituais do mal nas regiões celestiais (no cosmos, na atmosfera), de acordo com Efésios 6.10-20. Esta verdade demanda uma vida de fé e perseverança em Cristo Jesus, nosso Salvador e Senhor. Portanto, estar em Cristo Jesus, perseverando na fé, não depende de igreja primariamente, mas de uma comunhão íntima com Ele, o "Autor e consumador da nossa fé" (Hb 12.1-2). O segredo da perseverança é viver pela fé e não por vista. Não nos esqueçamos: “O justo por sua fé viverá” (Hc 2.4; Rm 1.17). Lembremos de uma afirmação importantíssima: “Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6).


Oswaldo Luiz Jacob
Colunista de OJB

 
Conversa Preocupante PDF  | Imprimir |  E-mail

alt

Conversa Preocupante


Conversando com um novo convertido, no objetivo de avaliar seu progresso espiritual, em um tom de desânimo afirmou: “Tenho dois filhos, um especial, e outro que trabalha no comércio. Este está enfrentando um problema sério. Ele trabalha em uma loja de um shopping. Tirava três mil reais de comissão, hoje não consegue além de 800 reais”. E foi me informando coisas das quais eu não sabia. Em São Paulo, há uma região que ficava lotada de compradores, principalmente nos feriados prolongados. Hoje, há lojas fechadas. Contive minha desagradável descoberta.

No retorno à residência, refleti. Como as Igrejas Batistas vão enfrentar essa crise? Imediatamente fiz outra pergunta: Como agiriam as Igrejas do Novo Testamento?

Vamos a outra pergunta: Qual igreja já constituiu um colegiado para acompanhar as famílias em dificuldades? Será que não chegará a hora de acompanhar as famílias em suas dificuldades visando comunicar-lhes amor quando as coisas ficarem irremediáveis? Por acaso não compartilhamos com amigos e irmãos em Cristo os dias especiais de nossas vidas, então, por que não compartilharmos dificuldades? Repartir sobras a maioria dos ímpios também repartem!

Outra pergunta: O que acontecerá se o esperado espírito de piedade não aflorar em nosso meio? Duas respostas: O mundo que nos rodeia nos condenará. O mundo dos dias apostólicos opinaram assim: “Vejam como se amam!”. Será triste ouvir não cristãos afirmarem: “Eles são piores do que nós”.

Conclusão: Não existe nada neste mundo que aconteça sem um propósito de Deus. Esse propósito é a manifestação da Glória de Deus. Eles quer que seu Reino se manifeste na terra. Jesus nos ensinou a pedir: “Venha a nós o teu Reino”. É isso que ele deseja para este mundo, antes da vinda definitiva de seu Reino.

Que os nossos olhos possam ver muito, muito além dos acontecimentos presentes. Por mais difíceis que sejam os nossos dias, Deus quer agir neles, através de nossas vidas e atitudes.


Manoel de Jesus The
Colaborador de OJB

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Pagina 2 de 70
 
Copyright © 2019 Portal Batista. Todos os direitos reservados.
Rua José Higino 416, Predio 28 - Rio de Janeiro - RJ / CEP 20510-412 / (21) 2157-5557