Artigos
Momento de começar uma nova etapa, não importa a idade PDF  | Imprimir |  E-mail

alt

Momento de começar uma nova etapa, não importa a idade

Hoje, desponta um novo tempo, pois os idosos têm uma vitalidade grande para viver projetos futuros (a curto prazo), contribuir na produção, participar do consumo e intervir nas mudanças sociais e políticas. Os gerontologistas não encaram mais o “declínio mental, por exemplo – como necessariamente natural”. Essa situação é vista como resultado de um estilo de vida sedentário, reforçado por estereótipos negativos sobre o envelhecimento, que nos condiciona a esperar o declínio físico e mental nos últimos anos de nossa vida. Quando se chega à terceira idade, é um novo momento, o de começar uma nova etapa, iniciar novos caminhos, novas conquistas, compartilhar experiências dos caminhos já percorridos e nunca dizer “Já percorri por todos eles”. Os caminhos continuam, porém, com brilho diferente, pode acreditar. Basta seguir em frente e vislumbrar as novas possibilidades, novas amizades, os novos momentos. Junte-se a milhares de pessoas maduras que tem descoberto grandes realizações e vencem desafios, mesmo quando não julgavam não ter mais capacidade para recomeçar.

Faça novos amigos e enriqueça os novos relacionamentos: não segregue em grupos fechados, onde as únicas pessoas com quem têm contato são da mesma idade e compartilham de igualdades raciais, condições sociais, níveis econômicos e crenças políticas. Essa é uma receita para a estagnação. Se a diversidade é o tempero da vida e você passou seus primeiros 60 anos convivendo com todos os tipos de pessoas, de todas as idades, por que agora você ia querer passar o resto da vida rodeado apenas de pessoas parecidas com você?

Não tenha medo de envelhecer: aceite a sua velhice, assuma tranquilamente, pois essa aceitação sem inquietude lhe proporcionará um novo período de vida feliz e abençoada.

Nunca é tarde demais para começar a se exercitar: adote hábitos saudáveis e colherá os frutos desses benefícios. Os estudos têm mostrado que as pessoas de 60, 70 e 80 anos que começam um programa regular de exercícios pela primeira vez na vida ganham tanto quanto as pessoas mais jovens: massa muscular aumentada, mais vigor e flexibilidade, persistência aperfeiçoada, perda de peso, energia e apetite aumentados e até mesmo uma mente mais ágil.

Crie expectativas para o amanhã: ter uma vida de projetos – na Bíblia, em Isaías 32.8, diz que só tem projetos nobres quem tem a mentalidade nobre. Quem não tem mentalidade de nobreza, não tem projeto para nada.

Tenha sonhos: “Quem não ousa sonhar, e sonhar grande, nunca conhecerá o caminho da excelência e a alegria de ser um campeão na vida”. Certa vez, disse Martin Luther King: “Eu tenho um sonho!”. Os nossos sonhos são a matéria-prima das nossas realizações. Qual é o tamanho dos seus sonhos? Como você tem projetado seu futuro? Tudo o que existe primeiro existiu como um sonho, um projeto na mente, no coração. Reconheça que há muito o que fazer: ancião, coroa, idoso, terceira idade, experiente, aposentado, sênior, máster, veterano ou velho, não importa. O que importa é que só se torna velho quem vive e vive bem até envelhecer.

Tenha uma alimentação saudável: Coma porções generosas de frutas, verduras e legumes frescos, carnes magras, peixes, cereais integrais e nozes naturais. Todos esses alimentos contêm as vitaminas, os minerais, os óleos essenciais e os fito nutrientes de que você precisa para manter corpo e mente ativos.

Descanse o suficiente: nosso corpo precisa mesmo de oito horas de sono por noite. O descanso o ajuda a recuperar-se do exercício, restitui a energia, a concentração e reforça o sistema imunológico.

Torne sua mente ágil e aguçada: tenha em mente que você pode de retardar ou mesmo prevenir a perda das habilidades mentais apenas fazendo o cérebro trabalhar como o faria com o bíceps. Se trabalhar a mente todos os dias e procurar sempre o aprendizado de coisas novas, as experiências científicas e humanas revelam que você poderá ter um raciocínio aguçado por mais tempo.

Quatro pilares da vida saudável:
(Semana da vida saudável promovida pelo Hospital Português)

- Boa alimentação e bom sono.

- Fazer exercícios

- Higiene do corpo e mente

- Disciplina, equilíbrio, confiança, evitar o estresse.


Joílton Oliveira
membro da Igreja Batista do Méier – RJ, especialista em geriatria e gerontologia

 
Por que sou um entusiasta pela Escola Bíblica Dominical? PDF  | Imprimir |  E-mail

alt

Por que sou um entusiasta pela Escola Bíblica Dominical?

Conheço a EBD desde a minha infância, desde os dois anos de idade, quando meus pais se converteram e passei a acompanhá-los à escola, na Primeira Igreja Batista de Campinas - SP. Tenho colaborado com ela como aluno, professor, diretor e, hoje, como pastor, mantendo uma classe para novos convertidos, em preparação para o batismo. E sempre com o mesmo entusiasmo. Não sei porque há irmãos nossos e até pastores que não dão muito valor à essa Escola, que é a mais importante organização da igreja. Por que sou um entusiasta pela EBD?

1. Porque o seu livro-texto é a Bíblia, a Palavra de Deus. Bastaria esta razão para que déssemos mais valor a essa organização. Há muito analfabetismo bíblico em nossas igrejas, porque as pessoas não participam da EBD.

2. Porque a EBD é uma grande aliada da igreja, em abençoar aos alunos das mais variadas faixas etárias: crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos. Mesmo aqueles que já não podem comparecer, por motivo de idade avançada ou por enfermidade, podem ser alcançados em seus lares, pelo Departamento do Lar.

3. Porque a EBD trabalha na área do evangelismo, pois milhares de pessoas se converteram através dessa bendita organização. Daí porque os professores devem se preocupar em alcançar para Cristo aqueles que ainda não aceitaram a Cristo.

4. Porque a EBD tem como um dos seus objetivos o doutrinamento dos crentes. A falta de firmeza doutrinária deriva da falta de conhecimentos bíblicos, e o crente, neste caso, fica à mercê dos falsos profetas que pululam por toda parte. Com razão dizia o profeta: “O meu povo foi destruído porque lhe falta o conhecimento” (Os 4.6).

5. Porque a EBD é um celeiro de líderes. Muitos dos atuais pastores, missionários, diáconos e outros surgiram por influência da EBD e, hoje, são uma bênção nas mãos de Deus, verdadeiros instrumentos do Todo-Poderoso.

E você, prezado leitor, não quer também ser um bereano, estudante dedicado da Palavra de Deus? Ou quer somente participar dos cultos, para não ter muito trabalho? Ainda é tempo de acontecer um reavivamento em sua vida espiritual. Deus precisa de sua colaboração num trabalho mais ativo e produtivo em sus causa.


Nilson Dimarzio
Colaborador de OJB

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Pagina 7 de 70
 
Copyright © 2019 Portal Batista. Todos os direitos reservados.
Rua José Higino 416, Predio 28 - Rio de Janeiro - RJ / CEP 20510-412 / (21) 2157-5557