A Hora do Voto Consciente PDF  | Imprimir |  E-mail
Escrito por Administrator   
Ter, 29 de Junho de 2010 16:59

A hora do voto consciente

CARLOS ALBERTO CACAU DE BRITO - Advogado, membro da IB do Recreio (RJ)

A cada dois anos a sociedade brasileira é convocada a exercer o inalienável direito de votar. Aliás, trata-se de uma obrigatoriedade de que muitos discordam, mas que só poderá mudar via Congresso Nacional (que por sinal já foi provocado, mas não tem interesse em discutir a matéria). Está na hora de a sociedade civil organizada se movimentar na direção de fazer com que o assunto chegue ao parlamento com a finalidade de, pelo menos, ser discutido. Voto obrigatório em regime democrático é, no mínimo, uma contradição em termos.

O voto é uma arma de extrema importância nas mãos do cidadão. Lamentavelmente, uma expressiva parcela do povo brasileiro ainda não aprendeu a fazer o uso correto dessa arma. A prova disso é o descrédito generalizado que a classe política brasileira sofre hoje no país. É de se perguntar se a culpa é só dos políticos ou se ela não recai também sobre os ombros dos eleitores, uma vez que muitos destes só votam em candidatos que lhes prometem ou lhes dão algo em troca, o que é péssimo para a democracia.

A compra de voto é crime eleitoral. Porém, isto não tem impedido que esta continue a ser uma prática muito comum em nossa sociedade. O Tribunal Superior Eleitoral vem se aprimorando para fazer valer a lei que pune esse tipo de conduta delituosa. Entretanto, o fato de obter êxito em alguns casos, inclusive com a destituição de mandatários em pleno exercício do poder, não é suficiente para bloquear a percepção de que falta à nossa mais alta corte eleitoral uma infra-estrutura adequada para coibir de maneira exemplar a continuação dessa prática, especialmente nas regiões mais carentes do território nacional.

Enquanto isso, cabe a cada um de nós se informar da melhor maneira possível sobre os dados que levam a realização de um voto consciente. Hoje, através dos meios de comunicação, principalmente pela internet, pode-se conhecer melhor os candidatos e partidos políticos. Com certeza, esse é um dos caminhos para que se vote com mais segurança. O exercício do voto é de extrema importância para a democracia de um país, requerendo do cidadão uma responsabilidade muito grande. Não se deve transferir essa responsabilidade, pois ela é individual e, por isso mesmo, seu cumprimento precisa se dar somente após muita pesquisa e informação.

Há mais de 20 anos que temos esse atual processo eleitoral no país. Já é hora de as instituições ajudarem na viabilidade de uma conscientização do nosso povo no que se refere às questões básicas da cidadania. A igreja, a propósito, pode e deve assumir o papel profético e pedagógico que sempre lhe coube como testemunha da verdade, o que significa estar disposta a denunciar o mal e a mostrar o caminho do bem. Caso contrário, ainda levaremos muitos anos para chegar ao patamar desejado, ou seja, ao voto consciente. Gostaria de apelar a todos os eleitores no sentido de procurarem conhecer com mais profundidade o seu candidato. Quando vamos ao médico, por exemplo, é um grande erro não seguirmos a indicação de alguém em quem confiamos ou não pesquisarmos sobre a competência do profissional.

Com o político não deve ser diferente. É necessário pesquisar profundamente para não se decepcionar. Sei que, mesmo assim, o eleitor não vai estar cem por cento seguro de que vai votar bem. Entretanto, este é o melhor caminho para votar com um pouco mais de tranquilidade. Acredito que esta é a saída, ou pelo menos uma delas. Se muitos se queixam da má qualidade da representação política existente hoje no Brasil, nunca se deve esquecer que ela é o espelho da sociedade que a escolheu através do voto. Para uma classe política honesta, preparada e atuante, o único caminho é o exercício do voto consciente.

 

Última atualização em Ter, 31 de Agosto de 2010 14:41
 
 
Copyright © 2019 Portal Batista. Todos os direitos reservados.
Rua José Higino 416, Predio 28 - Rio de Janeiro - RJ / CEP 20510-412 / (21) 2157-5557