Um plano Viável PDF  | Imprimir |  E-mail
Escrito por Remy   
Seg, 23 de Agosto de 2010 17:48

“Um Plano Viável”

Pr Tony Campolo conta a história de quando ele deu para seus alunos de seminário a tarefa de descobrir uma maneira em que um grupo pequeno de crentes pudesse efetuar micromudanças na sociedade. Eles desenharam um plano para trazer mudanças no pequeno país da República Dominicana.

Os alunos estavam no meio da empolgação de inventar o plano, quando um deles disse, “Se este plano realmente for viável, porque a gente não tenta colocá-lo em ação?”

Com muito insegurança e receio, Pr Tony percebeu que, se realmente fosse viável, então eles tinham a obrigação de acionar o plano.

E o plano foi o seguinte: Sabendo que uma certa empresa multinacional, Gulf and Western, era dona da maioria das indústrias de cana-de-açucar na República Domicana, que possuia muitos complexos hoteleiros no país; sabendo também que esta empresa empregava muito mal os seus funcionrios, e que a monocultura de cana prejudicava o meio ambiente nas suas propriedades; cada aluno comprou uma só ação da companha na bolsa de valores. Este pequeno investimento deu a cada um o direito de falar nas reuniões dos acioniostas da Gulf and Western.

Então na primeira reunião, cada aluno por vez, leu trechos das escrituras que clamam para justiça social e responsabilidade econômica. Depois, pediram que os donos investigassem os salários demasiadamente baixos; destacaram o fato de que a empresa tinha levado o país a depender quase que exclusivamente de um único produto de exportação, o açucar; reivindicaram programas de educação e saúde para as comunidades onde a empresa atuava. Esperavam ser ridicularizados na reunião, e disciplinados pelos diretores da empresa.

O que ocorreu foi bem diferente. Ao longo de vários meses os diretores entraram em discussão com os alunos sobre o que eles podiam fazer para responder às questões que foram levantadas. Eles comprometeram-se a melhorar substancialmente a vida social e econômica de toda a população do pequeno país.

Um dia o Diretor Executivo chamou o pastor e leu-lhe um anúncio que estava prestes a fazer em rede pública. O pastor ficou pasmo: A empresa estava firmando uma parceria com um hospital de renome nos Estados Unidos, para providenciar serviços de saúde em comunidades na metade da República Dominicana. A companhia estava também investigando onde possuía terras férteis que poderiam ser separadas para agricultura familiar entre os povos indígenas. Além disso o plano cobria programas de educação e qualificação profissional para professores, advogados, enfermeiras e engenheiros.

O mais incrível é que a Gulf and Western cumpriu a sua palavra, e ao longo de cinco anos investiu meio bilhão de dólares naquele pequeno país, e trouxe transformação radical às vidas das pessoas daquelas comunidades.

Esse é um exemplo de quando algo do Reino de Deus pode ser realizado na história humana, quando crentes fazem uso inteligente da sua cidadania, e quando excecutivos empresariais dispõem-se a responder aos requesitos bíblicos de justiça.  

Traduzido e adaptado por Mark Greenwood de:  CAMPOLO, Tony. A Workable Plan, Let me Tell You a Story. Nashville: Word, 2000. pp123-125

Última atualização em Ter, 24 de Agosto de 2010 16:09
 
 
Copyright © 2019 Portal Batista. Todos os direitos reservados.
Rua José Higino 416, Predio 28 - Rio de Janeiro - RJ / CEP 20510-412 / (21) 2157-5557