EBD - Planejamento, como elaborar e usar [1] PDF  | Imprimir |  E-mail
As recentes e constantes mudanças pelas quais temos passado exercem uma forte pressão sobre todas as nossas atividades, chegando a ameaçar até as mais fortes instituições. Diante deste quadro, o planejamento - que sempre foi importante no desenvolvimento de todas as tarefas - passa a ter um papel fundamental. Esta realidade inquestionável também se aplica à Escola Bíblica Dominical (EBD), que deve usar o planejamento para desenvolver suas atividades.   

Os líderes de EBD certamente devem ter algum conhecimento, ou visão, sobre formas de contribuir eficientemente - independente de fatores externos. Além disto, suas decisões são normalmente baseadas neste conhecimento. Porém, muitos líderes concordam que alguns procedimentos sistematizados os ajudam a desenvolverem suas atividades de forma mais racionalizada, o que poupa tempo e recursos, reduz improvisações e complexidades de certas tarefas e acrescenta ainda uma dimensão mais realista às atividades futuras.

A EBD continuará existindo e atuando com ou sem um sistema de planejamento específico.  Entretanto, a tarefa da liderança se tornará mais eficaz, mais eficiente, dinâmica e segura caso possa contar com um plano coerente, coordenado e que é resultante do planejamento, que certamente ajudará a liderança no desempenho de suas tarefas. Ante a necessidade de lidar com turbulências e complexidades cada vez maiores, pressões a cada dia mais intensas e com a súbita velocidade das mudanças, o planejamento é extremamente útil para:

Ajudar a identificar possibilidades de crescimento;
Evitar frustrações (economizado tempo e recursos materiais);
Forçar uma abordagem organizada;
Desenvolver especificidade;
Facilitar o processo de comunicação;
Gerar e ordenar maior número de informações;
Conseguir recursos, apoio e comprometimento;
Definir objetivos e estabelecer estratégias;
Administrar recursos.

O sistema de planejamento é muito importante, como foi demonstrado acima. Porém, é necessário destacar que o plano final resultante do planejamento foi desenvolvido “pela” EBD e não “para” a EBD. Este é um princípio que precisa ser respeitado. Esta distinção se faz necessária para evitar a escravização da organização ao plano. O cumprimento deste princípio é tão básico como o planejamento em si. Considerando que a EBD é uma agência do processo educacional desenvolvido pela igreja e que o planejamento é uma abordagem organizada e disciplinada desenvolvida pela organização, pode-se então afirmar que o sistema de planejamento deve ser elaborado respeitando os princípios básicos a fim de contribuir de forma eficaz e eficiente para que os objetivos da organização, e consequentemente da igreja, sejam alcançados. [continua]
 
Pr. Sócrates Oliveira de Souza
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  
 

 

Copyright © 2014 Portal Batista. Todos os direitos reservados.
Rua Senador Furtado, 56 - Rio de Janeiro - RJ / CEP 20270-020 / (21) 2157-5557