Diáconos batistas comemoram 50 anos de ministério no Retiro da ADIBERJ PDF  | Imprimir |  E-mail
Escrito por Redação CBB   
Qui, 05 de Setembro de 2013 08:36



Diáconos batistas comemoram 50 anos de ministério no Retiro da ADIBERJ

Paulo César Domingues Pereira
Diácono da IB Central de Italva/RJ


Foi realizado nos dias 16, 17 e 18 de agosto, no Acampamento Batista em Rio Bonito, RJ, com aproximadamente 500 inscritos,  o 34º Retiro Espiritual da ADIBERJ (Associação dos Diáconos Batistas do Estado do Rio de Janeiro), sob o tema “Diáconos desafiados a ser padrão na valorização e no cuidado da criança e do adolescente”, e a divisa: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho não se esquecerá dele” (Prov. 22.6).


As palavras iniciais do presidente, Dc. José Alci Ayres de Sousa, expressou a alegria em estar presidindo a maior associação dos diáconos da América do Sul, sendo sabedor da responsabilidade de estar nesta direção. Destacou a necessidade dos diáconos desempenharem o seu ministério valorizando a nova geração, tendo o pleno cuidado com as crianças e os adolescentes. “O lugar da nova geração na igreja de Cristo precisa ser claramente definido, seu valor precisa ser estabelecido e amplamente conhecido de todos. Precisamos planejar e executar ações nesse sentido. Se não, perderemos essa geração e a igreja perderá sua existência. Pois, no futuro, quando não estivermos mais aqui, quem fará a obra em nosso lugar?”, disse o presidente.


O Coordenador Geral da ADIBERJ, Dc. Manoel Carlos Barbosa, relatou em suas palavras de saudações a alegria de rever os queridos irmãos. Agradeceu ao Senhor pela a oportunidade de participar do 34º Retiro Espiritual juntamente com os irmãos e sua esposa. Lembrou das palavras do Salmista no capítulo 133.1 – “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”, pois é de extrema relevância o cuidado com os nossos irmãos e amigos. “Devemos cuidar das dores dos nossos irmãos e amigos, visto que este é o mandamento do nosso Senhor Jesus Cristo; pratiquemos o amor, porque ele é o maior dom que Deus nos deu; se eu não amo ao meu próximo como poderei amar a DEUS?”, ressaltou o Coordenador.


O Pr. Rafael Antunes Vieira – pastor da Primeira Igreja Batista de Casimiro de Abreu, RJ, inspirado pelo Senhor falou sobre a valorização das crianças e adolescentes na noite de sexta-feira (16/08), principalmente no que tange: As crianças precisam participar ativamente do culto da igreja, tendo em vista que hoje existem igrejas que não aceitam a participação das mesmas nas celebrações; ser gratos a Deus por estas crianças; o cuidado na criação é essencial para o seu crescimento espiritual; a criança precisa se encontrar com Deus, e isto é uma das mais importantes responsabilidades do diácono; o diácono deve trabalhar para que as crianças conheçam ao Senhor e olhar para elas com misericórdia.


O irmão Márcio Vinícius Cerqueira abrilhantou a primeira noite adorando o nosso Deus com os seus lindos cânticos.
Na manhã de sábado, tivemos a participação de novos talentos no quadro “Minha Oportunidade”. Diversos irmãos adoraram ao nosso Deus com simplicidade e amor, principalmente o Coral dos Diáconos Retirantes, que cantou e encantou todos os presentes.
Após o delicioso cafezinho, teve início a Assembleia Extraordinária para a reforma do Estatuto e Regimento Interno, que teve a aprovação em sua totalidade.


Como de costume a tarde de sábado é livre, mas desta vez àquela chuvinha abençoada e o frio fez com que muitos permanecessem em seus apartamentos descansando, mais teve alguns atletas da “Associação dos Diáconos Desportistas do Retiro” que participaram do torneio de futebol society, onde a Equipe de Colete Preto consagrou-se campeã.


À noite, o Pr. Marcos Luiz Lopes – pastor interino da PIB de Resende, RJ - ministrou a mensagem do Senhor baseada na Divisa do Retiro – Prov. 22.6, onde destacou que muitas crianças e adolescentes que na sua na infância foram peraltas e hoje são grandes líderes de suas igrejas. Ressaltou da necessidade de mentores relevantes para esta nova geração. “Quem não valorizar estas crianças e adolescentes não vão receber a graça de Deus”, afirmou o pastor.


O pastor Marcos citou sobre sete colunas essenciais de sabedoria para que os diáconos entendam como cuidar desta nova geração. “Que vocês tenham alto valor em falar com as crianças; trabalhe em favor delas com total dedicação; só fale aquilo que você vive, sem hipocrisia, seja coerente; valorize os adolescentes; tenha aptidão para se identificar com o adolescente, sentindo o que ele sente, amando-o intensamente; haja o que houver faça o bem; não desista jamais de uma criança”.
O Coral dos Diáconos Retirantes e o cantor Robson Duarte adoraram ao Senhor com belos cânticos.


No encerramento do Retiro, a participação dos talentos que foram destaques foi belíssima. Vários diáconos e diaconisas confirmaram os seus dons louvando ao Criador com quartetos, duetos e solistas. O Coral dos Diáconos Retirantes apresentou mais uma vez. O pastor Marcos Luiz ministrou a Palavra de Deus deixando para todos os presentes a importância de valorizarmos a criança e o adolescente.

Homenagem
O retiro deste ano ficará marcado na memória de alguns Diáconos. Servos privilegiados por alcançar 50 anos de Ministério Diaconal. Uma vida servindo ao Senhor com alegria e júbilo. Superando as dificuldades, transpondo os portões das enfermidades e com a convicção que são vitoriosos. Mas afinal qual é o segredo dessa convicção? Qual é o segredo da vitória? O mesmo que o apóstolo Paulo afirmou, todos nós “somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8.37, NVI).
Abaixo os nomes dos irmãos que foram homenageados com uma placa de Honra ao Mérito:

Dc. Jorge Corrêa da Silva – Associação Belforroxense;
Dc. Décio de Azevedo Ferreira – Associação Caxiense;
Dc. Ebrahim de Corrêa – Associação Caxiense;
Dc. Hamilton Bento Alves – Associação Ebenézer;
Dc. Edward Barreto Antunes – Associação Serra Litoral;
Dsa. Dorcas de Azevedo Ferreira – Associação Belforroxense.

Louvamos ao Senhor por estes momentos extraordinários que passamos neste retiro, e pela a oportunidade de conviver com homens de Deus que tem se dedicado na obra de evangelização.
O retiro terminou, mas vamos aguardar com expectativa o próximo. Que seja glorificado o nome de Jesus, o Servo dos servos, modelo perfeito, autor e consumador da nossa vocação.

Última atualização em Qui, 05 de Setembro de 2013 08:49
 

 

Copyright © 2014 Portal Batista. Todos os direitos reservados.
Rua Senador Furtado, 56 - Rio de Janeiro - RJ / CEP 20270-020 / (21) 2157-5557