SÉRIE 1 / 2017 - (JAN - FEV - MAR) Resumos e Primeiras Lições

16 Nov 2016 0 comment

 

Envie Hoje mesmo seu pedido da Serie 1 /2017,

para  Convicção Editora.

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

Preencha e envie o FORMULÁRIO 2017 

  

Conheça o Resumos das Revistas da  Serie 1/2017

 

 Cliquem nas revistas e verifiquem as três primeiras lições.

 

Durante o primeiro período de 2017, as criancinhas de 0 a 2 anos que frequentam a Escola Bíblica Dominical aprenderão sobre dois conceitos bíblicos que fazem parte do seu cotidiano. O primeiro conceito bíblico é Deus e a unidade de ensino tem como título Deus fez o mundo. As crianças vão ouvir com frequência as expressões “Deus fez” e “Obrigado, Deus” ao terem experiências com gravuras e com elementos da natureza. A segunda unidade tem como título Deus me fez. Nesta unidade, as crianças ouvirão que Deus as fez e que seus olhos, mãos, pés, ouvidos boca e nariz são uma dádiva de Deus. A unidade ainda oferece ajuda para o desenvolvimento físico, desenvolvendo a área sensora e motora; para o desenvolvimento mental, ajudando os pequeninos a descobrirem como são importantes suas capacidades; e para o desenvolvimento espiritual, ouvindo que todas essas capacidades são dádivas de Deus. A revista indicada para esta faixa etária é a Brincando, edição do professor. É indicado também o suplemento didático que é um recurso bem interessante para o professor ilustrar as aulas, com indicações de atividades que complementam o ensino a cada domingo.

 

           

            As crianças de 3 e 4 anos vão iniciar o ano aprendendo que Deus é o Criador do mundo e que ele as fez também. As unidades de ensino, neste período, são, portanto, sobre a criação do mundo e a criação das pessoas, com base nos temas Deus criou o mundo e Deus me fez.A revista indicada para esta faixa etária é a Crescendo-aluno; os professores têm a edição exclusiva para eles com os planos de aula e toda orientação para uma aula dinâmica. É indicado também o suplemento didático, que é um recurso bem interessante para o professor ilustrar as aulas.

      

              As crianças de 5 e 6 anos terão oportunidade de aprender sobre duas verdades bíblicas tão relevantes para a fé que começa a brotar em seus corações. O tema da primeira unidade é Deus está perto. O objetivo é levar as crianças a entender e confiar em Deus sempre e em todos os momentos de suas vidas, quer estejam brincando, estudando ou dormindo. O tema da segunda unidade é O mundo de Deus. O objetivo é demonstrar por meio das histórias bíblicas o registro da criação do mundo. A revista indicada para os alunos é a Caminhando-aluno e para os professores a edição de Caminhando-professor com sugestões de planos de aula. É indicado também o suplemento didático, que é um recurso bem interessante para o professor ilustrar as aulas.

      

 

 

            As crianças de 7 e 8 anos, a partir do conceito de Deus como o Poderoso Criador Deus, o Amoroso Protetor e o Deus, Ajudador sempre presente, descobrirão como o mundo foi criado, quem criou os animais, as pessoas e qual foi o papel inicial do homem na criação. Também conhecerão a história de Noé, Abraão, José e muitas outras. Nosso desejo é que essas histórias bíblicas motivem as nossas crianças e as inspirem a querer buscar sempre a comunhão com Deus, entendendo que ele é o poderoso criador de todas as coisas, o Deus amoroso e protetor que sempre nos ajuda. A revista indicada para os alunos é a Aprendendo-aluno e para os professores a edição de Aprendendo-professor com sugestões de planos de aula, de projetos que podem ser desenvolvidos para reforçar o tema do período. É indicado também o suplemento didático, que é um recurso bem interessante para o professor ilustrar as aulas.

.

 

 

       

                  Os pré-adolescentes (os juniores de 9 a 12) estudarão nestes próximos três meses sobre Jesus, o Filho de Deus. As 13 lições da Escola Bíblica Dominical estão baseadas no Evangelho de João. São estudos a respeito de feitos de Jesus como o primeiro milagre, a conversão da mulher samaritana, a ressurreição de Lázaro. Eles ficarão cientes do grande amor de Jesus por nós e de sua vitória na cruz do Calvário. Na Divisão de Crescimento Cristão, eles vão estudar três temas bem práticos e necessários à vida cristã: 1) Ensinos de Jesus; 2) Certo ou errado?; 3) Proclamando Jesus a todos. O professor tem a sua edição especial com planos de aula da EBD e da Divisão de Crescimento Cristão mais o suplemento para dinamizar as suas aulas. A revista indicada para esta faixa etária é a Vivendo-aluno e Vivendo-professor.

 

             

 

              Nos próximos três meses, na EBD, os adolescentes (13 a 18 anos) vão estudar a respeito das doutrinas bíblicas por ser um assunto muito interessante e primordial para a fundamentação da sua fé em Cristo. Nas lições da DCC – Divisão de Crescimento Cristão – os estudos estão divididos em três áreas importantes para a igreja e para o crescimento e amadurecimento da vida cristã dos adolescentes. Na Unidade 1, as lições falam sobre a ética no dia a dia e as lições demonstram que há uma ética cristã e ela está intimamente ligada à moral divina; na Unidade 2, as lições apresentam ensinos relacionados à mordomia cristã apontando práticas para o dia a dia de cada adolescente; na Unidade 3, sobre o chamado que cada cristão tem, principalmente o adolescente, para atuar no reino de Deus. A revista indicada para esta faixa etária é a Diálogo e Ação-aluno e Diálogo e Ação-professor. O suplemento didático para a dinâmica do período está disponível no site da Convenção Batista Brasileira.

         

 

                 Os jovens, com a revista Atitude-aluno; os adultos, com a revista Compromisso-aluno e os adultos da terceira idade, com a revista Realização, serão estimulados ao estudo da monarquia em Israel. Esse período marca a transição do período dos juízes sem um poder central para um sistema de governo com poder centralizado. Foi também um período de instrução para o povo de Israel quando deveria esperar o reino de Deus. Os livros que servirão de base são os livros históricos do Antigo Testamento: Samuel, Reis e Crônicas.Terão a oportunidade de meditar nos exemplos de vida de reis e profetas, vendo como Deus opera a história de seu povo e verificar também a mão de Deus operando por meio das limitações daqueles que eram chamados para liderar o povo. O professor tem a sua edição especial com planos de aula da EBD mais o suplemento para dinamizar as suas aulas. Este suplemento está disponível no site da Convenção Batista Brasileira. Os professores de jovens têm a Atitude-professor; os professores de adultos têm a Compromisso-professor; os professores da terceira idade podem usar a Compromisso-professor.

 

 

 

Além das revistas de estudos bíblicos, a Convicção Editora da Convenção Batista Brasileira edita neste quarto período as três revistas especiais para líderes nos diferentes segmentos da igreja. São elas:

              

 

Administração Eclesiástica é uma revista preparada especialmente para a liderança da igreja – pastores, diáconos, seminaristas, educadores religiosos e diretoria – visando a um melhor desempenho de seu ministério nas diferentes áreas de atuação. Neste período, os temas são: Governança eclesiástica financeira nas organizações religiosas; Leve esperança até que ele venha; Ética na vida profissional, social e cristã; Igrejas fechadas; Jesus, o nosso modelo de pastor; O poder dos valores: assumir responsabilidades e liderar a tomada de decisões; As cinco formas de administrar conflitos; Liderança e foco: temas importantes para o avanço da igreja; Igreja conectada.

 

Educador é uma revista destinada a educadores religiosos, professores de EBD, estudantes e líderes em geral. Neste período, os temas são bem interessantes: Entrevista com o Diretor do Colégio Batista Fluminense, Prof. Jadyr Peixoto de Lima; Resenha do livro Adoração bíblica: os fundamentos da verdadeira adoração; A importância da família na vida escolar dos filhos; O lugar da reflexão na prática docente; Jesus nos ensina a orar; Os objetivos da educação cristã; Implicações da oração-modelo; O desafio da criança na igreja; O valor da educação cristã e sua relevância para a formação de uma sociedade mais justa; Sugestão de três livros: Descobrindo e capacitando líderes, Nancy Gonçalves Dusilek; Ortodoxia batista, Júlio Oliveira Sanches; Púlpito pregação e música, Jilton Moraes. 

 

 

Louvor é uma revista destinada aos ministros e diretores de música, estudantes de Música Sacra, professores, regentes, pianistas, organistas, coristas, instrumentistas em geral, pastores, comissão de música, grupos musicais e todos aqueles interessados no programa de música e adoração da igreja local. Neste período, os temas abordados são: Música no envelhecimento; Escalas pentatônicas e sequências; Associações de músicos batistas estaduais; Conversa afinada com Geremias Pereira sobre o seu avô Gerson Gomes da Rosa; Notas e notícias; Hinos do período; Repertório; HCC – 25 anos; Biblioteca do músico; Ordens de culto: construção de leituras bíblicas.

 

 

 

Convicção Editora edita também as duas revistas da União Missionária de Homens Batistas do Brasil (UMHBB):

 

         

Homem Batista é uma revista destinada ao grupo de homens da igreja. Além das seções permanentes com temas interessantes e atuais para o homem batista, para este período são sugeridos três temas para debate em grupo, que pode ser realizado uma vez em cada mês: 1) Vocação para avançar; 2) Evangelho e discipulado; 3) Atitudes necessárias para anunciar o reino de Deus.

O Embaixador é uma revista direcionada ao grupo de Embaixadores do Rei formado de pré-adolescentes e adolescentes. Para este período, além das seções permanentes com artigos interessantes, a revista apresenta três estudos especiais que podem ser estudados em grupo uma vez por mês no período: 1) Transformados pelo poder do reino de Deus; 2) Os poderes do mundo; 3) O poder de Cristo no Embaixador.

Batistas.com Em busca da excelência