Convenção Batista Mineira lança “Kit Homilético” para pastores

14 Fev 2017 0 comment

 

Convenção Batista Mineira lança “Kit Homilético” para pastores

Em 2017, os pastores das Igrejas Batistas do estado de Minas Gerais poderão contar com mais uma ferramenta para auxiliá-los em seus ministérios. Todos os pastores do estado receberão gratuitamente o “Kit Homilético”, composto por um DVD com mensagens para as 52 semanas do ano, todas com ilustrações que ajudam na didática do culto. Trata-se de um material riquíssimo, produzido por uma equipe de pastores de todos os cantos do estado. São estudiosos da teologia e doutrina Batista, que, a convite da Convenção Batista Mineira (CBM), dispuseram-se a elaborar uma série de sermões, para que todas as Igrejas possam caminhar em unidade, no mesmo tom e com o mesmo zelo doutrinário.

A ideia para este projeto surgiu no coração do pastor Marcio Santos, diretor executivo da Convenção Batista Mineira, no ano de 2016. Ao analisar o tamanho do estado de Minas Gerais, que hoje é o quarto maior estado brasileiro, e também do contato com os pastores e líderes das Igrejas mineiras, ele viu a necessidade dos Batistas se unirem e terem uma mesma linguagem e um mesmo pensamento homilético. “Ao todo, hoje somos 1153 Igrejas e Congregações, espalhadas por toda parte. A frente destes trabalhos, contamos com uma equipe de mais de mil pastores e líderes. A ideia do projeto é permitir que o conhecimento seja compartilhado de norte a sul, de leste a oeste. Nossa intenção não é engessar o pastor, de forma que ele não tenha liberdade de conduzir seu púlpito, mas sim, oferecer a ele mais uma ferramenta na nobre missão de pregar o Evangelho aos salvos e também aos não alcançados”, pondera.

 

 

Para desenvolver este projeto, o tema anual da Convenção Batista Brasileira, que este ano é “Anunciando o Reino com o Poder de Deus”, foi subdividido, com uma ênfase específica para cada mês do ano. “Eu achei essa ideia maravilhosa, porque cada pastor vai receber um kit, onde ele terá mensagens para todo o ano, para cada domingo do ano, e não apenas o texto, mas também um modelo de power point. Mesmo que ele não queira pregar exatamente o sermão que vai receber, ele vai ter ali uma ideia, um suporte, uma referência, e todos nós, no estado, seguiremos na mesma direção. Eu acho que isso será muito importante para nós”, comenta o pastor Sebastião Arsênio, da Igreja Batista Esplanada, em Governador Valadares, que participou da elaboração dos sermões e de todo alinhamento homilético.

 

A iniciativa está alinhada com os objetivos da diretoria da Convenção Batista Mineira, de disponibilizar material sólido e consistente para que os líderes das Igrejas e Congregações possam ter fontes seguras de pesquisa e consulta. “É um alinhamento com uma visão homileticamente correta. Entendemos que esse projeto pode abençoar, porque ele é didaticamente trabalhado para que não só o pregador tenha condições de estabelecer um vínculo maior com o texto, mas para facilitar, inclusive, para o próprio ouvinte”, comenta o pastor Marcelo Petrucci, da Primeira Igreja Batista em Mantena, e que também faz parte da equipe de elaboração, organização e revisão do “Kit Homilético”.

 

O projeto também vem atender uma demanda por “identidade” denominacional, que é a busca pela unidade entre os Batistas Mineiros, em um tempo em que diversas denominações estão perdendo seu foco e sua essência. “Não posso deixar de agradecer a Convenção Batista Mineira e também a todos os irmãos envolvidos neste projeto. Qualquer Igreja Batista em Minas Gerais que você chegar em 2017, todos vão estar falando a mesma coisa. É algo que no passado eu já comentei, que é a busca por “identidade denominacional”. Espero que nossos colegas pastores entendam esta visão e estejam apoiando. Com certeza, aqui na Primeira Igreja Batista em Manhuaçu, nós estaremos juntos neste alinhamento homilético para 2017”, comemorou o pastor Marcio Melo.

 

O “Kit Homilético” é mais um apoio que a Convenção Batista Mineira oferece aos líderes pastorais das Igrejas e Congregações do estado. Além dele, outras ações como a “Academia de Estudos Pastorais”, que em 2017 completa três anos de existência, e também a “Convalidação para pastores e líderes”, realizada pela Convenção Batista Mineira em parceria com a Faculdade Batista de Minas Gerais, são realidades de projetos bem-sucedidos, que têm, de forma gratuita, abençoado pastores e líderes em todo o estado.

Batistas.com Em busca da excelência